quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

ADMINISTRAÇÃO DAS COMUNICAÇÕES EM PROJETOS    

Administração das Comunicações em Projetos - Facilitação Gráfica.
A comunicação significa tornar comum, trocar informações, partilhar ideias, sentimentos, experiências, crenças e valores por meio de gestos, atos, palavras, figuras, imagens, símbolos, etc...
Comunicação é o processo que envolve a transmissão e a recepção de mensagens entre uma fonte emissora e um destinatário receptor, no qual as informações são codificadas na fonte e decodificadas no destino, com uso de sistemas convencionados de signos ou símbolos, sonoros, escritos, gestuais, iconográficos, entre outros.
Sabendo que a maioria dos gerentes dos projetos concluídos, com sucesso, gastou aproximadamente 90% do seu tempo envolvida em algum tipo de comunicação, para Dinsmore (2009) a gestão de comunicação, em projetos, deve se voltar para o afinamento da comunicação dentro da equipe do projeto, de forma a minimizar os riscos decorrentes do não entendimento de mensagens, ordens, tarefas.
“Seja ela escrita, falada, de forma não-verbal, com um estilo formal ou informal, os gerentes devem saber aplicar os diferentes tipos e estilos de comunicação, assim como desenvolver um ambiente que propicie uma comunicação franca e aberta entre os participantes do projeto” (DINSMORE, 2009).


Facilitação Gráfica em Projetos - IBPEX,  MBA em Gestão de Projetos - Parauapebas, PA - Fev/2012.



O processo de comunicação em projetos é influenciado por todas os elementos vistos anteriormente. Deve estar ajustado ao ambiente organizacional, no qual o projeto esta inserido e também ao tipo ou natureza do projeto em si.
Os aspectos e características de cada projeto deve ser avaliados, todo projeto é único e apresenta requisitos  e comportamentos específicos que devem ser considerados pela gestão de comunicação. 
Uma comunicação eficaz entre todos os membros da equipe do projeto é o “catalisador” que irá acelerar os processos internos e facilitar itens tais como a solução de problemas, de conflitos, e a tomada de decisão de forma mais ágil.
A comunicação eficaz também atua como a “cola” que irá manter unida uma equipe propiciando o alto desempenho. Mensagens claras são enviadas, recebidas e interpretadas de forma acurada.


Profs. Max Ribeiro e Olga
Profs. Max Ribeiro; Rosane; Olga; Eloise; João Henrique. Parauapebas, PA


Painel de Gestão de Projetos - Facilitação Gráfica - Max Ribeiro 
Painel de Gestão de Projetos - Facilitação Gráfica - Max Ribeiro 


Profs. Olga; Max Ribeiro; Rosane; João Henrique; Eloise. Parauapebas, PA


 Aula de Administração das Comunicações em Projetos, ministrada em Parauapebas, Pará. 04 e 05 de Fevereiro de 2012. 
IBPEX - Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão, com a utilização da Facilitação Gráfica. Max Ribeiro


CONTATO: maxribeiro2003@gmail.com




* Fotos de Celular.



Nenhum comentário:

Postar um comentário